domingo, 5 de setembro de 2010

Futuro dos filhos

Desde que eu e o Marcelo nos casamos, nossa vida foi e tem sido um recomeçar constante. Não nos casamos sem nada, pelo contrário, nos casamos com um terreno quitado e em um ótimo lugar, uma moto praticamente zero quitada , tínhamos todos os móveis, morávamos em uma excelente casa sem pagarmos aluguel ( era emprestada pelo pai do Marcelo ) e um ótimo emprego para o Marcelo! O que mais nos faltava? Por que não tivemos continuidade a esse próspero começo?
Nem tudo que se começa bem termina bem, essa foi uma lição que aprendemos com o tempo. Só um fator pode nos dar certeza de sucesso na vida; ter Jesus na liderança de tudo, porque mesmo tendo tudo no início o risco de se perder tudo é muito grande!
Planejamos nossa vida, nos sentíamos preparados para trilharmos nossa autonomia na vida, e o que deu errado?
Hoje, com 15 anos de casados vemos que o erro não foi somente nosso, o que passamos foi uma consequência do que recebemos de nossos pais e do que escolhemos para nós!
O Marcelo recebeu pouquíssima instrução na Palavra de Deus e por outro lado recebeu muita instrução de preparo educacional, fala duas línguas, excelente faculdade, estudou sempre em ótimos colégios etc.
Eu recebi pouca instrução da Palavra de Deus e pouca instrução educacional também, mas por outro lado já havia experimentando na pele o sustentar de Deus desde criança! E começamos uma nova família com essa bagagem!!!
Em Provérbios 3:5 diz “ Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento “. Esta passagem sempre esteve na Bíblia, eu e o Marcelo é que nunca julgamos necessária a leitura da Bíblia em nossas vidas e por isso continuamos a caminhar ao contrário do que diz Provérbios 3:5, este foi nosso erro!
Nós não dávamos importância para a Palavra como caminho realmente, porque nunca tivemos essa direção em nossas casas, não recebemos este ensinamento de nossos pais! Recebemos sim, que Deus é grande (mas quanto?), que Deus cuida (mas como?), e que Ele está em todos os lugares etc. Tudo muito vago e superficial. Não que fosse de propósito, mas foi também o que nossos pais receberam, nós colhemos os frutos de várias gerações!
Todos os pais tem a escolha de como vão instruir seus filhos, isso pode ser pelo modo mais fácil que é dando o que se recebeu, ou escolhendo mudar a história de gerações!!
Quando falamos em mudanças parece doloroso, e é! Mas a boa notícia é que quando optamos mudar para mais perto de Jesus, teremos TUDO para crescermos e sermos abençoados. Teremos consolo, suprimento em todos os sentidos, curativos espirituais, e a voz do Espírito Santo como nossa direção.
Tínhamos garra e muita confiança... Em nós mesmos, mas fomos lutando e Satanás também!
Logo que casamos, joguei fora a oportunidade de guardarmos dinheiro para o futuro não pagando aluguel e resolvi que mudaríamos para Sumaré (nesta época eu nem sabia o que era submissão ao marido), bati o pé por mero capricho de insegurança de estar longe de meus pais. Troquei uma casa grande de esquina só nossa, por dois cômodos ao lado da casa de meus pais!! Deus me abençoando e eu com frescura de insegurança, mais uma vez porque não conhecia a Palavra, pois se tivesse lido em Salmos 34:7 que diz “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.”, não teria colaborado para o início de nossa decaída!
Morando em dois cômodos tudo fica mais difícil, ainda mais no início de uma vida à dois. O Marcelo trabalhava o dia inteiro na loja de seus pais, outro erro de insegurança, pois ele havia recebido proposta de emprego em excelentes empresas, mas se sentiu mais seguro vendendo queijo de bar em bar com o pai e assim ficava cada vez mais difícil de fazer nossa vida sozinhos como diz em Gênesis 2:24: “ Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher como uma só carne.”
A Bíblia é o manual de vida, sem ela é impossível termos uma vida abençoada e em paz!
Quase dois anos de casamento já haviam se passado e fiquei grávida de meu primeiro filho, com isso os dois cômodos ficaram inviáveis, e os pais do Marcelo já haviam dado outro destino à nossa antiga casa, portanto não tínhamos como voltar pra lá!
Resolvemos financiar um apartamentinho em um condomínio popular em Sumaré, só que como todo financiamento bancário, exige um milhão de documentos e a burocracia é tremenda. Por causa do trabalho do Marcelo sem registro, nos mudamos quase um ano depois e à base de falcatruas de documentos pra conseguirmos a liberação do financiamento (o desespero e falta de Deus nos leva ao pecado).
Demos a moto do Marcelo como entrada e nos mudamos. Nosso filho já havia nascido e aqueles dois cômodos ficaram um aperto só até nossa mudança!
Com tudo mais organizado (aparentemente), fomos levando a vida como todo crente sem compromisso com Deus! Mas o devorador nos rondava e nos assolava sem que percebêssemos no início.
Dois anos depois a coisa começou apertar, pois as parcelas do apartamento ficaram cada vez maiores, pois sem a direção de Deus nos enfiamos em um contrato de “nó cego”, e fomos ver isso só depois. E como todo mundo do mundão, só resolvemos procurar aquele que sempre ouvimos falar, mas nunca tínhamos tempo pra conhecer; Jesus Cristo, depois que a coisa ficou feia, é claro!
Começaram aparecer os defeitos um do outro cada vez mais em nosso casamento, o Marcelo se afundou em trabalho e faculdade à noite, eu cuidando da casa e de nosso filho, e a distância cada vez maior entre nós dois!
Tudo parecia um pouco entediado, pesado e não era nem um pouco parecido com aquele conto de fadas que tínhamos sonhado. A desilusão era crescente e sempre me sentia sozinha, como que faltando algo. Foi aí que cheguei à conclusão que queria mais um filho, pois nosso primogênito já estava com 2 anos e não queria esperar para ter outro filho. Comecei o tratamento e alguns meses depois estava grávida! Minha segunda gestação foi perturbada e cheia de problemas com a família do Marcelo, eles não aceitavam muito minha segunda gravidez (nunca entendi o porquê, esta rejeição perdura até hoje com meu segundo filho), os ataques do inimigo partiram para um patamar mais agressivo e com o nascimento de outro filho, o estresse do parto, a ausência quase permanente do Marcelo e aquele sentimento de solidão cada vez maior, me transformei em uma mulher fria e distante.
Tentamos lutar contra o banco do financiamento, tentando trazer as parcelas pra um preço justo, mas foi em vão. Muitos moradores abandonaram seus imóveis por não terem condições de honrarem os pagamentos e nós fomos um deles!
O único jeito dado a nós pelos advogados foi este ou pagarmos uma fortuna pra eles brigarem durante anos na justiça, correndo o risco de perdermos do mesmo jeito. Então pegamos aquele terreno quitadinho e demos como entrada em outro imóvel financiado direto com a construtora e mais o nosso único carro. E lá fomos nós pro buraco mais um pouco, e sempre achando que fazia parte da luta!
O antigo apartamento, o pai do Marcelo pegou para ele, e pediu para darmos uma procuração dando à ele o direito de administrar o imóvel perante a justiça, mas tudo o que havíamos pago anteriormente durante 5 anos ficou pra trás, não recebemos nada dele!
Recomeçamos tudo de novo do zero, sem carro, com uma dívida de financiamento tudo de novo (desta vez olhamos o contrato direito), e agora com dois filhos pra criar!
Foi nesta época que começamos buscar o Senhor de uma maneira mais profunda, por puro desespero, mas saímos do marasmo espiritual. Nesta época o Marcelo já havia se convertido, se batizado em uma igreja evangélica e aprendíamos mais um pouco de Deus naquele lugar.
Comecei á frequentar um grupo livre de estudo bíblico com algumas senhoras durante minhas tardes ociosas, e foi lá que conheci o poder de Deus e passei à ver alguns de nossos erros, mas ainda não conseguia mudá-los.
Algum tempo depois percebi que se nós quiséssemos bênçãos, teríamos que fazer uma escolha de mudança radical em nossas vidas e teria um preço à ser pago por essa decisão. O Marcelo e eu colocamos tudo isso diante de nós e de Deus, oramos juntos (coisa antes nunca feita), e começamos a reforma. O que cabia a nós tirar de nossas vidas estávamos fazendo, mas tínhamos muita coisa à aprender ainda com Deus!
Nós não tínhamos bagagem espiritual nenhuma, ela tinha que ser adquirida no próprio casamento. É isso que quero enfatizar, nós estamos sempre preocupados com o futuro de nossos filhos, com a educação, as amizades, a saúde e não percebemos que a bagagem principal é a espiritual. Sem ela todo o resto se perde quando tentamos voar sozinhos!
Estou aqui abrindo nossa vida para alertar você que ama seus filhos ou pretende tê-los, cuidar da vida de um filho vai muito além de suprir aquilo que ele precisa no dia a dia, com roupas, comida, lazer etc. O que você vai plantar na vida espiritual dele é que vai determinar o seu futuro de verdade!
Eu e meu marido colhemos muitos problemas, dores, e angústias que poderiam ter sido evitadas com uma semente de Deus desde nossa infância.
Filho é uma esponja, ele capta tudo que os pais fazem, mais do que aquilo que os pais falam. Por isso nossas atitudes perante eles valem muito! São nos problemas do dia a dia que eles enfrentam com vocês, que a diferença é estabelecida e a semente de Deus é plantada! Devemos ensinar nossos filhos sobre quem é Deus, sua importância em nossas vidas e como ele está perto de nós e nos ama. A Palavra de Deus deve ser lida sempre para eles, mas acima disto tem que ser vivida na vida da família!
Em Prov.22:6 diz “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” A Palavra de Deus tem que ser ensinada à eles, e essa tarefa cabe primeiramente aos pais, depois à igreja.
Quando os pais recebem a notícia da gravidez, já começa o trabalho perante Deus, as orações por aquele bebê ainda no ventre e as bênçãos e profecias que lançamos sobre ele, terão um poder imenso sobre a vida dele!
Como eu e o Marcelo só recebemos instruções do mundo e maldições (muitas vezes lançadas por nossos pais involuntariamente), o resultado só podia ser aquele mesmo!
Nesta época aprendemos que Deus cuidaria de tudo e achamos que era só viver e que Deus iria pagar nossas contas! Faltou dizer-nos que para isto é preciso caminhar com coerência e administrar o dinheiro com sabedoria, como mais uma vez encontramos a resposta na Bíblia em Mateus 25:14-30, que nos ensina através da parábola dos talentos como fazer isto!
Como não conhecíamos ainda esta passagem, literalmente abandonamos os cuidados com a conta do banco e mais uma vez nos vimos em dívidas, que para sairmos dela, trocamos o apartamento de 3 quartos por um de 1 dormitório em construção que custava o valor do que nós já havíamos pago no de 3 dormitórios. O detalhe é que nossa família não cabia nele, então fomos para o aluguel.
Moramos de aluguel durante 3 anos, até o Marcelo conseguir um emprego bem melhor e podermos começar a reconstrução tudo de novo!
Quando olho pra trás, vejo muita perda de tempo, dinheiro e felicidade. Tudo porque tivemos que aprender a trancos e barrancos, da maneira mais dolorosa!
Hoje pagamos ainda por erros cometidos anteriormente, mas hoje temos a Palavra de Deus como nossa luz e assim o que nos é acrescentado de bênçãos, ninguém nos tira! Todos nós estamos sujeitos a errar, mas se prepararmos nossos filhos de acordo com a Palavra, a colheita deles será melhor que a nossa!
Nunca podemos nos esquecer de que prestaremos conta à Deus um dia, sobre o que fizemos com a vida de nossos filhos e como os preparamos. Pois Deus os confiou a nós! Cuidemos deles com excelência, como tudo que fazemos ao Senhor!
Filho é coisa séria e o amor de Deus por nós também. Glória a Deus!!!

Cecília Vassilíades Pádua
30/11/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário